Ventosaterapia e os atletas

Terapia com ventosa

A ventosaterapia e os atletas

Nos jogos olímpicos do Rio, alguns atletas surgiram com marcas redondas e púrpuras nos músculos e todo mundo está se pergunta, o que é isso? Será que o Michael Phelps, Natalie Coughlin, Pavel Sankovich e tantos outros estão dormindo em cima de suas medalhas? Não, as marcas são consequência de uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa – MTC, chamada ventosaterapia, essa técnica utiliza copos de vidro ou acrílico para problemas musculares, alívio da dor, artrite, insônia, problemas de fertilidade e celulite.

Como funciona a ventosaterapia?

Aqui no Espaço Terapeutico Mika, utilizamosa técnica da ventosaterapia para auxilio na massagem terapêutica, já que as ventosas aliviam as dores das contraturas e podemos massagear com mais intensidade a área atingida. As ventosas também são usadas nas massagens estéticas pois ajudam a eliminar a gordura localizada e as celulites. A técnica da ventosaterapia tem como base a aplicação desta campânula sobre a pele, após constituir o vácuo com a queima de oxigênio do seu interior, gera uma sucção no local aplicado. É um método não invasivo que pode ser usado para uma ampla variedade dos problemas citados acima.

Veja o vídeo sobre Ventosaterapia

Ventosaterapia na recuperação de queimaduras de terceiro grau

Recentemente foi amplamente publicado na imprensa nacional o uso da ventosaterapia também para a recuperação das pessoas que ficaram com sequelas nas queimaduras ocasionadas pelo incêndio na boate Kiss, ocorrido em janeiro de 2013, na cidade de Santa Maria – RS.

A fisioterapeuta Anna Ourique, do Hospital Universitário de Santa Maria, é adpeta da medicina chinesa nos seus tratamentos, e decidiu aplicar em alguns pacientes a técnica da ventosa, para melhorar a circulação e a flexibilidade da pele nos pacientes com queimadurass.

O tratamento deu tão certo que reduziu a necessidade de cirurgias plásticas, como no caso do estudante Joel Berwanger, que ficou 55 dias no hospital com queimaduras de terceiro grau pelo corpo. Com a ventosaterapia, houve melhoras nos movimentos e na aparência da pele. “Foi muito ruim o que aconteceu, mas muita coisa boa está sendo feita a partir disso. Esse é um bom exemplo que outros queimados poderão se utilizar dessa técnica”, afirma o estudante.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...