Discopatia Degenerativa é igual a hérnia de disco ?

Discopatia Degenerativa

O que é Discopatia Degenerativa?

Discopatia Degenerativa é um termo empregado para descrever alterações normais que ocorrem nos discos intervertebrais que ocorrem normalmente com o envelhecimento, e por isso não é propriamente uma doença, porém pode causar a famosa hérnia de disco, bem como artrites e dores em geral, tanto na região cervical (pescoço), como na região lombar (parte debaixo das costas), devido as alterações que ocorrem nos discos que ficam entre as vértebras da coluna.

O que causa a Discopatia Degenerativa?

Na medida em que envelhecemos, os discos localizados entre as vértebras também sofrem um processo de envelhecimento, eles perdem uma quantidade significativa do líquido sinovial, o que causa certa incapacidade amortecedora. A perda dos líquidos também diminui a espessura dos discos e a distância entre as vértebras, por isso chamamos de Discopatia Degenerativa.

Isso pode resultar no aparecimento da hérnia de disco, já que com com o passar dos anos, o material gelatinoso do disco pode ser forçado para fora através de minúsculas rupturas.

As pessoas mais afetadas são aquelas que executam trabalhos pesados com sobrecarga de peso, as pessoas obesas também apresentam um risco maior para sintomas de discopatia degenerativa. Uma lesão aguda que resulta em uma hérnia de disco, também pode dar início a um processo de Discopatia Degenerativa. (Um tombo, por exemplo).

Como posso saber se tenho Discopatia Degenerativa?

Os sintomas mais comuns da Discopatia Degenerativa são:

  • Dores na parte inferior das costas (coluna lombar) e na região do pescoço (Coluna cervical) essas dores podem ser severas e até incapacitantes.
  • Dormências ou formigamento nos braços e pernas.
  • Limitação dos movimentos de extensão da coluna. Como se abaixar para colocar um calçado ou ao se esticar para alcançar algo em um lugar alto.

Um exame específico de Ressonância Magnética é o mais indicado para diagnosticar a Discopatia Degenerativa.

Como a massagem pode ajudar para aliviar os sintomas da Discopatia Degenerativa?

A massagem terapêutica e alongamentos da cervical e do ciático podem promover alívio das dores constantes causadas pela Discopatia Degenerativa, pois ao trabalharmos as fibras dos músculos com técnicas específicas é possível desmanchar contraturas que estejam comprimindo os nervos e causando as dores irradiadas nos membros superiores e inferiores, bem como as dormências e formigamentos. A massagem trata os músculos adjacentes, aumentando a circulação sanguínea nos locais afetados e promovendo o relaxamento muscular e consequentemente aliviando as dores causadas pela Discopatia Degenerativa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comente aqui no Facebook sobre o Espaço Terapeutico Mika

Make your web site into a money making wonder by means of WP a gallery wordpress plugin extensions.