Alongamento – ajudando a prevenir dor nas costas

AlongamentoPara que serve o alongamento, afinal de contas?

Você já parou para observar os animais, em especial os felinos, famosos por sua agilidade? Animais sabem, instintivamente, que o alongamento é essencial à manutenção de uma musculatura sadia. É por isso que devemos também alongar-nos.

Quando crianças sabemos disso sem que ninguém nos conte. Ao acordar, ou mesmo antes de dormir, espreguiçamos nossos corpos, para que nossos músculos se preparem tanto para o movimento, quanto para se livrar de tensões e poder descansar adequadamente. O alongamento é fundamental nas duas situações.

Assista ao vídeo sobre alongamento e saiba mais:

Como funciona o alongamento em nosso corpo?

O alongamento ajuda a melhorar o espaço interno nos músculos, afastando as fibras musculares. Esse espaço extra, permite uma melhor circulação sanguínea entre as fibras, e o músculo pode receber nutrientes e oxigênio suficientes, se livrando de toxinas e das dores, estando pronto para realizar seu trabalho ou atividade física.
Ao acordarmos, por exemplo, o alongamento “desperta” a musculatura antes que ela comece a ser exigida pelas diversas tarefas que nos aguardam. Isso aumenta, sem dúvida, a disposição para começar bem o dia. Antes de começar qualquer exercício, e em especial os mais extenuantes, como dirigir, trabalhar em computadores ou outros trabalhos que exijam muito do nosso corpo, o alongamento prepara nossa musculatura para o dia a dia.
Depois de realizar qualquer tarefa, ou depois de um longo dia repleto de atividades, alongar-se significa livrar a musculatura das tensões acumuladas. No caso de exercícios físicos, o alongamento posterior auxilia no relaxamento de grupos musculares que tenham sido muito exigidos, evitando acúmulo desnecessário de ácido láctico e consequentes dores. Ao final do dia, alongar-se antes de ir para a cama, deixa a musculatura pronta para uma boa noite de sono.

Qualquer pessoa pode fazer alongamento?

Ninguém precisa ser especialista em alongamento para evitar lesões musculares. Lesões ocorrem quando a musculatura não está pronta para o que precisa fazer, por falta de aquecimento e de alongamento, por excesso de tensão muscular ou até mesmo por falta de líquidos em quantidade adequada no corpo. É muito importante estar devidamente hidratado antes de começar qualquer exercício físico, tome bastante água ou suco de frutas.
Para aquecer-se, uma pequena caminhada já é suficiente. Para alongar-se, os movimentos típicos do espreguiçamento funcionam como uma boa base. Se não é o ideal, com certeza é melhor do que nenhum alongamento. Também se deve tirar da cabeça a ideia de que apenas atletas devem alongar-se. Se você se movimenta, já tem motivos suficientes para fazer alongamento.

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